Conteúdos: Temperatura e Calor
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam, na prática, sensações térmicas de quente, frio e morno. A aula experimental permitiu que cada aluno pudesse concluir a importância do uso de um termômetro para medir a temperatura (grau de agitação das partículas de um corpo), com precisão. Pois, as sensações térmicas são subjetivas e dependem de vários fatores. Os materiais utilizados foram: três porções de água com temperaturas diferentes água morna, água gelada e água a temperatura ambiente. A princípio, o aluno mergulha uma das mãos no recipiente com água morna e a outra no recipiente com água gelada. Após alguns segundos de trocas de calor, as duas mãos são mergulhadas, simultaneamente, no recipiente com água a temperatura ambiente. A mão que estava no recipiente de água gelada sente que a água a temperatura ambiente está quente e a mão que estava no recipiente com água morna sente que a água a temperatura ambiente está fria. Também, puderam concluir que o fluxo de calor ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura, espontaneamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário