terça-feira, 31 de março de 2020

TÉCNICA DO SUMMAÊ

30/03/20020


O Summaê (do latim, Summaê = Somas, do popular: sinal circunflexo = chapéu) foi idealizado em 2011 com o objetivo de transformar o ambiente de sala de aula nas aulas de Cálculo para cursos de Engenharia na UnB em um espaço mais "gamificado", criativo, colaborativo e com maior engajamento dos estudantes. Trata-se de um evento em que a comunidade faz desafios aos participantes por meio de vídeos e, depois da resolução proposta por cada estudante, docentes discutem as soluções possíveis.
Pensando nisso, a professora Ligianne Baggio, aplicou a técnica a uma turma do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Maria Dalila Pinto, no mês de fevereiro, com o objetivo de realizar avaliação diagnóstica e auxiliar os alunos na interação e integração de conhecimentos.
A atividade aconteceu em duas etapas:
Na primeira etapa, cada aluno trouxe uma equação do primeiro grau de casa e se reuniram em grupos, com o objetivo de explicar aos colegas. Assim que terminaram, todos haviam realizado a solução de diversas equações do primeiro grau. Um membro de cada grupo explicou uma das equações escolhidas no quadro.
A segunda etapa, consta de um desafio de 6 (seis) problemas envolvendo equações do primeiro grau.
A técnica do Summaê, se mostrou muito útil como proposta para avaliação diagnóstica, na análise da capacidade de cada aluno compartilhar seu conhecimento quando inserido num grupo e, refletir sobre as várias possibilidades de resolução de um determinado problema.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRABALHANDO AS CORES SECUNDÁRIAS

01/04/2020 A professora Zezé, da disciplina de Arte, também, no início do mês de março, fez um ótimo trabalho com os alunos dos sextos a...